Credo Niceno

Escrito em 325 e revisado em Constantinopla em 381.

01. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
 
02. Creio em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, luz de luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não criado, de uma só substância com o Pai; por ele todas as coisas foram feitas. Por nós, homens, e por nossa salvação, ele desceu do céu e se fez carne, pelo Espírito Santo, da virgem Maria, e se tornou homem.


Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras; subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai e virá novamente, com glória, para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.
 
03. Creio no Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou através dos profetas.


Creio em uma Igreja, santa, católica e apostólica, reconheço um só batismo para remissão dos pecados e aguardo a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro.


Amém.

pexels-luis-quintero-2294880_edited_edited.jpg

Texto preparado com base em: Paulo Anglada, Sola Scriptura: A doutrina reformada das Escrituras, 2ª ed. (Ananindeua: Knox Publicações, 2013), p. 206.